domingo, 23 de agosto de 2009

PASTORES DE CRISTO OU MERCENARIOS

PASTOR OU MERCENÁRIO?

Estudo sobre o evangelho de João 10.


Disse Jesus:
“Eu sou o bom Pastor, o bom Pastor, dá sua vida pelas ovelhas. ”
“ Mas o Mercenário, que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas e foge, e o lobo as arrebata e dispersa”. (João 10.11-12).

Pastor no dicionário Quer dizer: Aquele que cuida de um rebanho de gado, de ovelhas etc.
Na bíblia: Reis, governantes e líderes em geral, também são chamados de pastores.
Mercenário: no dicionário quer dizer: “Que ou quem trabalha por soldo, ou só pelo interesse da paga”.
O mercenário ao contrario do que muitos pensam, não é um assassino, não é um ladrão e não é nenhum tipo de malfeitor. É tão somente uma pessoa que só trabalha se for paga, porque é o dinheiro quem o motiva para o trabalho.


Assim podemos dizer que: Nossa sociedade, esta repleta de mercenários. Pois não podemos viver sem o nosso dinheiro mensal.

Explicando o texto:

“Eu sou o bom Pastor, o bom Pastor, dá sua vida pelas ovelhas” (Jo10: 11).


1) Nesta parte ,Jesus foi direto ao ponto mais importante, pelo qual desceu a este mundo, Sua tarefa aqui foi a de resgatar as ovelhas perdidas, e com esta declaração, estava revelando que iria morrer defendendo suas ovelhas.
Por causa disso, Jesus é o “ETERNO PASTOR E DONO DAS OVELHAS”.


“Mas o Mercenário, que não é pastor, de quem não são as ovelhas” (Jo10: 12).

Qual era a intenção de Jesus, quando nos ensinou a respeito do “ mercenário”?

E porque Ele deu ênfase a este a quem nem se quer sabemos o nome? Jesus afirma: O MERCENARIO, Não é pastor?

O texto nos mostra claramente que o mercenário, estava trabalhando como pastor de ovelhas, e que ele estava sendo pago , para cuidar de um rebanho, que não era seu.

Afinal o mercenário é ou não pastor?/////

Para entender isso, vamos recorrer ao novo testamento: Tanto Jesus quanto os Apóstolos, deram permissão para que homens comuns, passam trabalhar como pastores , e que estes tem o dever de levar o evangelho adiante e permite também que os pastores possam viver do evangelho, ou seja, podem receber dinheiro para trabalharem como Pastores.

Este texto bíblico, na verdade fala sobre dois tipos de pastores, um é o mercenário, e o outro tipo são os pastores aprovados por Cristo.

Agora vamos ver a diferença entre os dois tipos de pastores.

Vejamos o MERCENÁRIO:

Como já vimos o mercenário só trabalha se for pago, por meio de um salário ou soldo ou ordenado, podemos ver no dicionário, que a palavra salário ou ordenado deriva de uma “LEI” ou ordem, um patrão quando contrata um trabalhador, tem por obrigação de lei, pagar seu funcionário ama quantia pré estabelecida.

Se o patrão não pagar pelo trabalho realizado, o trabalhador mercenário poderá levá-lo diante das autoridades e por força de lei ,vai queres receber por seu trabalho, concluímos que o mercenário é pastor sim, mas, do mundo e da lei que opera neste mundo, por isso os mercenários exigem e cobram dízimos, e lutam para ajuntar o Maximo de dinheiro que puderem, pois são insaciáveis e gulosos por dinheiro, e alguns gastam muito mais do que seu salário, que arrancar das ovelhas de Cristo.

Agora vejamos o pastor : APROVADOS POR DEUS.

Os pastores de Cristo, procuram imitar seu chefe, que é Jesus, não podem receber salários fixos, ou uma quantia pré estabelecida, eles só podem receber doações das ovelhas que cuidam, e só podem receber doações voluntarias delas, o novo testamento nos ensina que temos que repartir dos nossos bens com aqueles que nos instruem , e isso tem que ser por liberdade, livremente , mesmo porque não tem como um pastor, levar a igreja de Cristo diante dos tribunais para exigir salário, //////isso seria o mesmo que levar Deus a justiça, um pastor aprovado não trabalha por dinheiro, e não ajunta dinheiro para construir nada, isso porque a igreja de Cristo não é uma instituição religiosa registrada no governo, ela é um conjunto de pessoas que aceitaram a salvação de Jesus.

Essa é a diferença entre ser pastor mercenário e pastor de Cristo .


“Vê vir o lobo, e deixa as ovelhas e foge, e o lobo as arrebata e dispersa”

Este lobo mencionado aqui neste texto, com certeza não é o animal que conhecemos na natureza, aqui Jesus usou esta referencia, para nos dizer que as atuações e estratégias usadas por satanás, para prejudicar nossas vidas, se assemelham em muito , com as do lobo na natureza.

O mercenário tem uma atitude de covardia com relação a satanás quando ele percebe sua atuação, sai de fininha e corre abandonando as ovelhas a sua própria sorte , eu mesmo já vi isso muitas vezes.



Comentário: O texto deixa claro que o personagem que Jesus está chamando de mercenário não é o diabo, este o texto está chamando de lobo. O mercenário anunciado por Jesus neste texto, são os homens que iriam trabalhar como pastores, e iriam liderar um determinado grupo de pessoas e para fazerem isso, querem receber salários mensais, ou um pagamento, ou um salário ilimitado.
Jesus disse a Pedro: “Pedro Apascenta as minhas ovelhas”. (Jo 21.17). : Jesus pediu para Pedro ser pastor, e depois dEle ter perguntado a ele por três vezes, ficou bem claro para Pedro quem realmente é o dono das ovelhas.
A bíblia da autorização, para que homens trabalhem como pastores. (Ef 4.11). Por causa disso ficou muito difícil, de entendermos o que Jesus quis nos ensinar, falando a respeito do Mercenário, e por quê? //////

Espero que agora tenha ficado claro isso. O que estou tentando mostrar é que não é errado trabalhar como pastor, o errado é a maneira como esta posição está sendo ocupada pelos homens hoje, e suas religiões erradas. Estes estão vivendo totalmente fora das ordenanças que receberam de Jesus e dos apóstolos, agem como se fossem donos das ovelhas, e muitos só estão preocupados com seu próprio bem estar, e no dinheiro que ganham, e nas suas mordomias.

Conclusão ! Cadê os pastores de verdade?

Alguns já nem são mais mercenários, já estão parecendo ladrões com quadrilhas e tudo, que triste fim de texto!!!!

2 comentários:

  1. tá ruim porque hoje, só tem mercenários, se na época do senhor jesus cristo em Israel já estava empestado de mercenários, e hoje no Brasil quando os ladrões se encontram dão bom dia um para o outro,no Brasil o certo é errado e o errado é o certo.

    ResponderExcluir
  2. É FÁCIL DIFERENCIAR: O MERCENÁRIO COBRA DÍZIMOS E OFERTAS. O PASTOR VERDADEIRO PEDE OFERTAS (VOLUNTÁRIAS)

    ResponderExcluir