quarta-feira, 26 de agosto de 2009

IGREJA PRIMITIVA

ESTAMOS TRAZENDO DE VOLTA A IGREJA PRIMITIVA, (Hb 10.8-10) esta igreja nunca foi e nem será jamais uma religião, Jesus não deu sua vida para que homens gananciosos e sedentos de poderes, usassem seu Nome, para criarem instituições religiosas que na verdade são impérios disfarçados. ( Rm 16.17-18)

Queremos convidar a todos, para que se juntem a nós neste propósito, não estamos começando uma nova RELIGIÃO, apenas estamos voltando para nossas origens. ( At 2.42-46).

Conforme a bíblia nos ensina, sabemos que os apóstolos de Jesus deram inicio a “igreja de Cristo”, ou ”igreja primitiva” ou ”Noiva de Cristo”, ela operou por vários anos e cresceu muito ao ponto de preocupar os governantes daquele tempo, num ponto da historia o imperador Romano chamado “Constantino”, se alto declarou Cristão e fez algo que se tornaria uma tragédia, ele uniu a igreja ao estado, casou a igreja de Cristo com o império romano, este Imperador era um déspota assassino e maldito , esta tragédia espiritual, obrigou a igreja a se unir ao Império, depois disto ela se transformou numa religião maldita e prostituta, matou nas fogueiras muitos justos e inocentes, este fato permitiu que o império Romano, através desta religião, pudesse continuar a existir até hoje.

Não pense que este trabalho é mais um estatuto e que vamos registrá-lo em um cartório.

O ESTATUTO DO CRISTÃO É O NOVO TESTAMENTO, a igreja de Cristo esta registrada no Céu, (Hb,12.22-23) portanto se for registrada novamente em algum governo humano,assim como fizeram os romanos, ela passa a ter dois registros e duas lideranças, e isso Deus não aceita em hipótese alguma, Jesus nos ensinou quando segurava a moeda em sua mão e nos disse: “dêem a César o que é de César e a Deus o que é de Deus,” (Mt. 22:21) portanto, devamos respeitar nossas autoridades, mas, jamais podemos misturar as coisas de Deus, com a política e governos desse mundo, deixemos os religiosos se misturarem com a política eles, são farinha do mesmo saco, Deus criou a VIDA, portanto Deus é nosso proprietário e não nossos governantes, que nem se quer reconhecem a existência de nosso Deus(João 3: 18-19 ) e em breve vão querer marcar todos os seres humanos, na testa ou na mão direita , vão nos marcar como gado, como se fossemos propriedades do estado, você vai permitir isso? (Ap 13:16-17).

Agora que já esta clara as intenções deste trabalho, vamos ver como a igreja de Cristo é realmente com base nos ensinos do novo testamento, Jesus disse “Eu vim para tirar o cativo do cativeiro,” (Ef. 4:8) e também disse que seu fardo é leve e suave, bem diferente do que a religiosidade nos impõe, ( Mt.11:30) ela escraviza e empobrece, manipula e corrompe as ovelhas de Jesus com toda sorte de mentiras e enganos,( 2 Pe. 2:1- 3) saibam todos que a salvação de Jesus e simples como tomar um copo d água e seguir Jesus, não custa nada é de graça, é isso que vamos ensinar a partir de agora, saibam todos que a igreja de Cristo, era ministrada nas casas, ou melhor dizendo a base da igreja, era as casas dos cristãos, e não em prédios exclusivos para isso( Rm16.5 ),( Fm:2 )(1.Cr:16-19) (At: 20-20) .

1- Liderança: O líder, chefe e Pastor, desta igreja, é nosso senhor e salvador Jesus Cristo, (João: 10-11) sob o qual todo o joelho se dobrara e toda língua confessara que Ele é o Senhor, portanto não há outro que possa estar Diante Dele, não reconhecemos nenhum ser humano que possa ser considerado chefe desta igreja, (Atos 4:11-12) pois ela é livre, (Gl. 5:1) e só devemos satisfação ao seu dono que é Jesus, sendo assim todos nos somos iguais diante de Deus, tendo os mesmos direitos e obrigações, (Mc. 16:15-16) o véu se rasgou, podemos falar diretamente com Deus sem impedimento, (Mc. 15:38) sabendo que Jesus é o caminho, enquanto que a religiosidade se transformou no véu e no pedágio.

2- Local de comunhão: Esta igreja não constrói prédios para depois poder realizar seus cultos, e depois chamar o prédio de igreja, (Mt.24:1- 2) o novo testamento nos ensina que o templo que Deus quer visitar é nosso corpo, portanto podemos usar nossa casa para cultuarmos a Deus, podemos convidar nossos familiares e amigos, obs: Estas reuniões familiares eram a base da igreja primitiva, hoje para sermos organizados, e não incomodar os vizinhos, os cultos não podem ultrapassar a quantia de 20 pessoas, caso for em área rural não há limites de participantes, a quantidade de reuniões durante o mês é livre para todos, mas não nos esqueçamos do exagero, que é gula, um único culto durante o período de um ano, para aqueles que são fiel a Deus, já é o suficiente para estarmos em comunhão com Deus, há bíblia não especifica a quantidade de vezes que temos que nos reunir para adorar a Deus, portanto cabe a cada um usar o bom senso, as coisas de Deus devem ser guardadas no coração, quem depende de freqüência continua, para não desviar do evangelho é porque não esta ligado a Deus, muito bom também é um sistema de rodízio, é melhor porque somente voltara a acontecer em seu lar, de tempos em tempos, basta estabelecer o que é melhor para cada um, podemos dividir uma vez a cada lar. Podemos também organizar festas, que podem ser realizadas de tempos em tempos com a presença ate de milhares de pessoas.

3- Pastor terreno: Já sabemos que Jesus é nosso líder e pastor, porem a bíblia nos ensina que podemos separar homens para o trabalho pastoral, estes devem ser assim ref: (1 Tm 3.2-7) “ 2- convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar; 3- não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento; 4- que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda modéstia; 5- ( porque se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus?); 6- Não neófito, para que, ensoberbecendo-se, não caia na condenação do diabo”.

Saibam todos, qualquer homem, que se enquadre nessa posição, pode trabalhar como pastor, (1 Pe 2:9-10) não é a religião que faz o pastor, e nem um curso de teologia, que só ensina o que a religião determina, mas, sim seu caráter e testemunho de vida.

Caso o pastor exigir salário para trabalhar no evangelho, terá que aceitar receber apenas contribuições voluntárias, (2 Co 9:7) das pessoas que estiverem sob seu pastorado, nunca jamais poderá arrecadar dinheiro em quantias pré estabelecidas e nem quantias mensais iguais e nem ser registrado com um salário determinado por lei, (Gl. 6:6) se aceitar isso se tornará um pastor mercenário e será reprovado por Deus, porque pastor mercenário é pastor do mundo, e não de Cristo, (João 10:12) seria importante o pastor ter um trabalho paralelo, para garantir seu sustento, assim como o Apóstolo Paulo nos ensinou e fez.(1 Co.4:11 e 12).

4- Finanças: A igreja primitiva não arrecadava dinheiro para construir coisa alguma, e nem formou nenhum tipo de império neste mundo, toda a arrecadação era de caráter voluntário, (2 Cor:9.7),(Gl 6-6) não podemos gastar primeiro e arrecadar depois, se fizer isso gera um valor pré estabelecido, uma carga para as ovelhas carregarem, devemos ajuntar a quantia primeiro, para depois gastar o dinheiro arrecadado, naquilo que for preciso, não podemos arrecadar para deixá-lo armazenado em um banco, só podemos arrecadar quando surgir a necessidade, nunca arrecadar dinheiro sem um propósito justo, não podemos nos esquecer que o amor pelo dinheiro é a raiz de todos os males deste mundo. (1Tm 6.10).

5- Dizimo: Temos que tratar desse assunto, devido a sua intensa cobrança no meio religioso, na graça de Jesus não é preciso pagar nada, Jesus não morreu pregado numa crus,( Cl 2: 14) para depois cobrarem dez por cento pelo seu sacrifício,( Rm: 3-24 ) isso é blasfêmia, esta pratica dizimo é um fardo da antiga lei do velho testamento, Atos (15:10-11) que não pode perdurar na igreja de Cristo, esta pratica foi destituída pelos apóstolos, os religiosos é quem a usam, para alimentar os pastores mercenários (João10:11-12)e assim criam impérios religiosos, que nada tem a ver com Deus.

6- Como orar a Deus: A oração do cristão é um ato particular, Jesus nos ensinou: “quando orardes entre em seus aposentos e em secreto fale com teu Deus, que te recompensara”,(Mt 6-6) quando alguém ora diante de uma platéia dificilmente sua oração passa do telhado isso acontece, porque, aquele que ora, está mais preocupado com o que as pessoas vão pensar de suas palavras, do que aquilo que realmente, vai em seu coração, temos muitos artistas de púlpitos hoje,( Lc 18:13-14) eles usam palavras bonitas, mas pouca sinceridade, portanto podemos dizer que a oração, ou se faz todos juntos ou todos em silencio, ou melhor ainda é repetir a oração do Pai nosso, assim ninguém se glorie por ser um bom orador, pois esta oração é de Jesus e serve para todos amem. Mt. 23:14, não queremos com isso criar leis e nem ditar regras, que sejam invioláveis, é claro que qualquer um pode orar para uma platéia, apenas estamos dizendo o que é melhor.

7- Como entender as escrituras:

Muitos cristãos hoje dizem que a igreja primitiva usava o velho testamento como base, quem pensa assim está enganado, os apóstolos ensinavam sobre Jesus e sua salvação, quando alguns quiseram voltar para a lei, (Gl. 5-4) como acontece ainda hoje, o apostolo Paulo os corrigiu duramente, é preciso entender:

O Velho testamento, é HISTÓRICO.(Gl 3:23-27) (Gl 4:4-7).

O Novo testamento é BASE.

O velho testamento é passado, (Rm 7.6)e (2Cr 3:6) não se pode nunca pregar o velho testamento como base, ele só pode ser referencia, jamais pode ser visto como contemporâneo, e nunca jamais pode ser misturado com o novo testamento, porque se assim for feito se torna adultério.

O novo testamento, em nada depende do antigo testamento, que é o mistério da morte, (Cr 3:6-7 )e (Mt 11:13) por outro lado o novo testamento é o mistério da salvação e graça. (2 Co 3:6).

8- Liturgias:

Há somente duas liturgias para o Cristão.

O batismo, apenas uma vês em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo.

A Ceia do Senhor, não foi estipulada quantas vezes temos que participar, Jesus a tomou apenas uma vez e depois morreu, portanto se participarmos também apenas uma vez na vida ou uma vez a cada ano já nos basta, pois isso é apenas um memorial da morte de Jesus na cruz, ela até pode ser feita todos os dias, mas isso se tornara um fardo para se carregar.

O batismo pode ser realizado, por qualquer Cristão, basta querer e a Ceia do Senhor também, isso não é privilegio de ninguém e nem de uma religião e nem de um pastor, todos os que receberam a salvação de Jesus são Reis e sacerdotes, 1 Pe 2:9, portanto qualquer Cristão pode batizar e celebrar a ceia com seus familiares e amigos.,, bastam apenas duas pessoas para isso .

9- Musica e adoração.

Hoje em dia temos muitos cantores e artistas da musica que nos fala de Deus, não podemos negar, muitas são maravilhosas, mas lembre-se quando alguém ganha por seu trabalho, já está recebendo seu galardão, Jesus nos ensinou, “de graça recebeste de graça dêem”.

A música é agradável ao coração e alegra a alma, nossa única recomendação quanto a isto é que a pessoa que dirige um louvor ou que toque instrumento musical, façam isso numa posição de menor destaque, para não se gloriarem no seu próprio talento, ou seja, mantenham-se na humildade, quem procura a gloria deste mundo, não receberá o galardão prometido por Deus, pois já os tem recebido aqui.

Cuidado com a fama e o dinheiro que é a raiz de todos os males, de que nos adianta ganhar o mundo. João 2:13-16

Temos muitos exemplos disto em nossas sociedades, não é mesmo.

Conhecendo o Reino de Deus:

10- O Reino de Jesus não é deste mundo (Jo18. 36). È preciso primeiro compreender o que é o Reino de Deus.
:- Todo Reino é dirigido por um Rei, por isso a bíblia nos ensina que há somente um Deus, isso acontece porque num Reino apenas um manda absolutamente sobre todos os outros.
Jesus nos ensinou que o céu de onde Ele veio e para onde retornou é dirigido por um sistema de monarquia ou Reino.

A bíblia ensina: DEUS É O CABEÇA DE JESUS, JESUS É O CABEÇA DA IGREJA E DO HOMEM (1Co11-3) (Ef 1.22) O HOMEM É O CABEÇA DA MULHER. E a mulher deve dirigir bem seu próprio LAR.
Este é o formato do Reino de Deus aqui neste mundo, trata-se de um simples posicionamento em que cada um de nós deve ocupar, quem concorda com ele, faz parte do Reino de Deus quem não concordar esta fora.

11- Dons espirituais.

A bíblia nos ensina que a igreja primitiva praticava todos os dons espirituais descritos pelo novo testamento, sabemos que uns foram separados para servirem como pastores, outros como doutores, outros profetas, etc... Mas não esqueçamos de que o fato de alguém ter qualquer Dom espiritual, não nos garante que a pessoa que os possuem, é justo.

A bíblia nos ensina que, Deus delega os dons sem arrependimento, isso significa que a pessoa pode errar e ate se desviar, mesmo assim, continua a possuir o dom que recebeu de Deus, alguém pode ter o Dom de curar, e orar e curar um doente, mesmo estando em pecado diante de Deus.

12- Juramento e voto:

O cristão não deve fazer juramento e nem fazer qualquer tipo de voto, quem faz isto se coloca debaixo de uma lei, a natureza humana é fraca e quando estamos debaixo de uma lei, tornamo-nos presa fácil para o erro, melhor então é se abster de qualquer juramento ou voto, e não fique por fiados de ninguém , e ate mesmo o casamento não deve ser feito por juras, seja sua palavra sim ou não o que passar disso e maligno, numa sociedade com tantos divórcios, qual juramento pode justificar isso??

Obs finais, Como fazer parte deste movimento: ,

Para voltarmos a fazer parte da igreja PRIMITIVA e poder entender o evangelho da verdade, é preciso que PRIMEIRO nos desliguemos da religiosidade, e é preciso saia da religião, isto é fundamental, não tente mudar sua religião, pois ela é independente e já escolheu seu próprio caminho, elas tem seus estatutos registrados no governo, portanto elas pertencem ao estado e não a Deus.

Alguém consegue mudar algo na religião?

mudá-las não podemos, mas sair delas nos podemos, e é isso que estamos propondo: sai dela povo meu! ( Is. 48.20 ).

Não queremos proibir ninguém de visitar as religiões, somente recomendamos que se desliguem delas, sabemos o quanto é difícil esta mudança, não é fácil e leva tempo, (2 Pe 2:17-19).

Assim que você aceitar este trabalho, seu lar passara a ser sua nova igreja e seu quarto passa a ser seu lugar de oração, conforme Jesus nos ensinou, assim sem construirmos nenhum prédio ou coisa alguma e sem gastar nenhum dinheiro, e sem pedirmos dinheiro de ninguém, vamos abrigar todos quantos quiserem participar deste trabalho, deixe Jesus ser seu pastor, ate que um dia possamos nos organizar e assim poder formar pastores que chegarão a seu lar, conforme a bíblia nos ensina, qualquer Cristão do sexo masculino que tenha bom testemunho de vida, pode ser Pastor,2 Co 4:3 e 4 , conforme já vimos anteriormente.

Este trabalho esta propondo libertar o povo de Deus da religiosidade e da escravidão produzidas pelos pastores mercenários, propomos a todos quantos estiverem querendo mudar de direção, que se unam a nos, basta aceitar este trabalho que não é nosso, mas é apenas uma simples explicação do novo testamento, apenas vista sem o controle da religiosidade, que cega o entendimento.

5 comentários:

  1. Meu prezado Irmão, muito bom o vosso artigo,contudo, segue alguns comentários:

    É verdade que o mundo chamado cristão está apostatado da verdade bíblica e não representa a igreja primitiva uma vez que esta igreja dos nossos dias tem origem da SEMENTE DE DISCREPÂNCIA (JOIO) que foi plantada pelo diabo no seio da congregação cristã ainda no princípio da era cristã (Veja Mateus 13 a partir do verso 36). Paulo profetiza em Atos 20 sobre os "lobos" devoradores que não poupariam o rebanho. Assim sendo, é necessário voltarmos à doutrina dos Apóstolos e dos profetas, cujo fundamento a igreja deveria estar firmada, do qual Jesus Cristo é a principal pedra de esquina (Veja Efésios 2:20)
    Existem pastores verdadeiros e os requisitos estão na bíblia quais o irmão já os citou e devemos obedecê-los conforme o escritor aos Hebreus nos ensina no cap. 13:17.
    Paulo nos ensinou na carta a Timóteo que os presbíteros (mesmo que pastor) que governam bem sejam estimados em duplicada honra... Digno é o obreiro do seu salário (I Timóteo 5 17 a 18). Veja Gálatas 6:5.
    Agora, é verdade que o mundo está cheio de "obreiros fraudulentos" e é profetizado pelo Apóstolo Pedro que fariam "negócio" da igreja - Veja II Pedro 2:3.
    Eu creio que o dízimo é uma revelação e uma adoração e o crente Abraão que é antes da Lei bem como Jacó foram dizimistas,daí me lembro de Gálatas cap. 3:9 "De sorte que os que são da fé são benditos com o crente Abraão". Abraão é tido como o nosso pai da fé.
    A Lei que passou foi a Cerimonial. Cristo Magnificou a Lei " Ouvistes o que foi dito "Não Matarás ... Eu porém vos digo..." Mateus cap. 5 21... Hoje você pode matar por que está na GRAÇA? Ele disse nem mesmo se encolerizar contra o irmão..
    Agora, o problema está em praticar as obras da Lei para ser salvo. Isto é uma inversão de valores. O velho testamento é "Sombra dos bens futuros". Na verdade Paulo nos ensinou que a salvação é pela Graça por meio da fé (Efésios 2:8 e 9. Não por obras de justiça que tenhamos feito, mas pelo sangue imaculado e incontaminado do Nosso Senhor Jesus Cristo.
    Contudo, mesmo na dispensação da Graça, nós precisamos obedecer a palavra. Permaneceremos no pecado para que a Graça abunde? de maneira nenhuma - Veja Romanos 6:1 em diante. Veja Paulo dizer em I Corintios cap. 14:37 "... As coisas que vos escrevo são MANDAMENTOS dos Senhor", entre várias escrituras no novo testamento cujo verbo está aplicado no modo imperativo,apontando assim para ordenança. Por exemplo o Lava-Pés. Era uma prática na igreja primitiva e entendemos como uma ordenança de Jesus em João 13:4 em diante. Inclusive uma viúva para ser amparada pela igreja tinha que ter como requisito lavado os pés aos santos - Veja I Timóteo 5:10.
    Continuação em outro postagem.
    Abraços,
    Irmão Luiz Carlos
    LuizCarlos64@gmail.com
    www.amensagemdoentardecer.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Continuação dos comentários do Irmão Luiz Carlos:
    Se queremos seguir a fé tal qual a igreja primitiva, teremos que começar pelo Batismo cristão genuino, por imersão (É tipo de sepultamento) invocando-se sobre as nossas vidas o nome Maravilhoso do Nosso Senhor Jesus Cristo. Não há no novo testamento relato de batismo invocando-se os títulos de Pai, Filho e Espírito Santo (Isto é catolicismo e protestantismo), vejamos:
    Compare mateus 28:19 com Lucas 24:47. Alí entendemos ser a mesma ordem de Jesus para que pregassem o arrependimento e o perdão dos pecados em nome...
    Ora, Pai, Filho e Espírito Santo, não são nomes, mas, títulos de um DEUS. Eu sou pai, porque tenho filho, sou filho porque tenho pai
    e tenho um espírito, porém o meu nome é Luiz Carlos. Jesus disse em nome... Se verificarmos em Atos 2:38 em diante os Apóstolos obedeceram a ordem de Jesus, batizando os que ouviram de bom em NOME DO SENHOR JESUS para perdão dos pecados. Veja Atos 8:15 e 16, Atos 10:48, Atos 19:5, Romanos 6:3, Atos 22:16. Atos 4:12 diz " E em nenhum outro há salvação, poque que também debaixo do céu nenhum outro nome há dado entre os homens pelo qual devamos ser salvos"
    Assim, se você foi batizado no batismo trinitariano católico, você precisa ser rebatizado por imersão nas águas em nome do Senhor Jesus para perdão dos pecados e recebereis o dom do Espírito Santo. Daí podemos começar a jornada da fé que passa por Justificação, Santificação e Batismo do Espírito Santo. Na minha próxima intervenção gostaria de falar sobre a doutrina da trindade que é mais um erro doutrinário provindo de Babilônia. Veja o nosso blog : www.amensagemdoentardecer.blogspot.com
    Abraços,
    Irmão Luiz Carlos
    luizcarlos64@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. caro irmão, a Igreja Primitiva nunca deixou de existir! ela continua atuante como sempre foi, quando os mundanos se renderam ao imperador Constantino, diversas comunidades não aceitaram e se mantiveram firmes no antigos ensinos, foram persseguidas, umas destruídas, outras tiveram que fugir para as montanhas, mas continuaram a existir, e a passar de pais pra filhos sua fé e doutrina!

    ResponderExcluir
  4. E verdade a religião não salva so Jesus Cristo salva

    ResponderExcluir
  5. A religião não vai te salvar, mais Jesus Cristo sim salva

    ResponderExcluir