domingo, 1 de fevereiro de 2009

APOCALIPSE CAPITULO 17

                                 

 

 

 

 

 

                                        APOCALIPSE  CAPITULO 17

 

     Depois de algum tempo da morte de Jesus, o apostolo João, recebeu a revelação do apocalipse, que é uma série de visões proféticas sobre o futuro da humanidade, é também uma forma dos cristãos se protegerem das dificuldades futuras, porem nem todos podem  compreender, ou aceitar as profecias do Apocalipse.

 

Estudo sobre o livro do APOCALIPSE CAPITULO 17.

                                                                                                   

1-      E veio um dos sete anjos que tinha as sete taças e falou comigo, dizendo-me: Vem, mostrar-te-ei a condenação da GRANDE PROSTITUTA que está assentada sobre muitas águas (Ap 17-1).

Explicando: Assentada sobre muitas águas significa, que esta mulher prostituta, vive entre todos os povos da terra, ou seja, ela não pertence, ou faz parte  exclusivamente de uma  nação em particular ela é algo comum entre todos os povos da terra.

 

2-Com o qual se prostituíram os reis da terra, e os que habitam na terra se embebedaram com o vinho da sua prostituição (Ap 17-2).

 

Prostituir significa: degradação, humilhação, rebaixar, modo de vida corrompido, aquele que vende seu próprio corpo, por uma quantidade pré  estabelecida de dinheiro.

 

Vinho: bebida alcoólica capaz de provocar embriagues, também conhecida por dar prazer e provoca sensações de alegria.

 

Exp: O texto está revelando que todos os reis, governos e povos deste mundo tiveram e ainda estão tendo contatos, com esta mulher, prostituta.

 

”ENTÃO QUEM E O QUE É ESTA MULHER?”

Esta visão que o anjo mostrou para João, na verdade é uma forma figurativa, que o livro do Apocalipse usa para mostrar o que é a “RELIGIOSIDADE HUMANA”.

 

A mulher mencionada neste texto, esta  simbolizando as religiões , não apenas uma única religião em particular ,mas, a todo um contesto de religiões ou seja, todas as  religiões  que existiram em seu tempo, e todas as outras que viriam a existir no futuro ,foi como se ele pudesse estar vendo todas elas  juntas, formando um grande corpo, ao qual, ele chamou de “A grande prostituta” .

Jesus não veio a este mundo para criar novas religiões, Ele veio se relacionar diretamente com os seres humanos, e para isso não precisamos de uma instituição religiosa, Jesus rasgou o véu, portanto agora temos livre aceso direto com  Ele. se Jesus tivesse a intenção de continuar com a religião, Ele não teria permitido a destruição do templo de Jerusalém, que poderia estar de pé ate hoje, como podemos ver João com este texto, também estava se referindo a cidade de Roma seu imperador e suas religiões pagãos e também ele estava falando da religião de seu próprio povo, os judeus, que depois de Jesus não teria mais poder de perdoar pecados e nem de salvar os homens.

 

3-E levou-me em espírito a um deserto, e vi uma mulher assentada sobre uma besta de cor escarlate, que estava cheia de nomes de blasfêmia e tinha sete cabeças e dez chifres (Ap 17-3).

 Exp:- Esta  besta ,simboliza todos os impérios e governos do mundo, assim como as religiões, aqui João esta falando sobre, governos e impérios da humanidade inteira, não apenas um império, mas todos e de todos os tempos, estes impérios, assim como as religiões possuem um nome para poderem se destacar dentre os outros,  assim podem marcar seu território e fronteiras, porem estes nomes são considerados por Deus como blasfêmias pois não estão debaixo da sua autoridade, as nações fazem o que querem por sua própria conta, assim também acontece com as religiões que estão cheias de nomes diferentes, mas, elas não podem salvar ninguém, porque somente Jesus salva, por causa disso o texto esta dizendo que seus nomes são de blasfêmia.

Um fato curioso chama a atenção nesta parte, o texto esta dizendo que a mulher que já sabemos que simboliza a religião, esta assentada sobre a besta ou ,seja, a religião esta formando uma parceria amistosa com o monstro de sete cabeças e dez chifres, que significa impérios e governos.

Com isso podemos concluir que a religião tem um estreito laço de amizade e companheirismo com os governos e impérios deste mundo, a religião depende do apoio dos governos para poderem existir, por isso estão juntos, um sobre o outro, não é de se estranhar que muitos religiosos, também partem para a política, porque sua essência é a mesma e em alguns casos a religião é o próprio governo de algumas nações.

Sete cabeças: significa os sete continentes da terra, que juntas,formam o monstro de sete cabeças e dez chifres, estes chifres significa poder e autoridade, toda vez que a bíblia menciona chifres ,significa algo ou alguma coisa que ostenta um certo poder, o monstro tem dez chifres portanto é algo que possui muita autoridade sobre toda a terra e a domina com vara de ferro. Assim concluímos que as religiões andam de mãos dadas  com o estado ou governos.

 

4- E a mulher estava vestida de púrpura e de escarlata, adornada com ouro, e pedras preciosas, e pérolas, e tinha na mão um cálice de ouro cheio das abominações e da imundícia da sua prostituição (Ap 17-4).

 

Vestida de púrpura:- Esta cor significa, riquezas e alta dignidade social, o monstro que vimos anteriormente também se veste dessa mesma cor:- no passado quando alguém queria ser considerado digno e ostentava poder financeiro maior do que das outras pessoas, eles se vestiam com roupas de cor vermelha, era comum os reis e pessoas influentes, vestirem capas ou túnicas vermelhas, Jesus antes de morrer ganhou uma, ela foi disputada pelos soldados ao pé da cruz, já que morto, Ele não mais  precisaria dela.

As religiões, como podemos ver são muito ricas, elas exibem, ouro, pedras preciosas e perolas: Toda a religião que se ergue nesse mundo, cria suas próprias leis e “estatutos” e enriquece com o dinheiro de seus adeptos. Muitas usam a bíblia, mas corrompem seus ensinos, adulterando seu conteúdo, para enganar e extorquir seus próprios membros, que as enchem de ouro, de prata e de jóias preciosas. E as religiões, que não pedem dinheiro, tiram à liberdade de seus adeptos e os transformam em escravos de suas leis, deturpando suas mentes, da mesma forma que a bebida alcoólica faz com os que se embriagam, cegando a visão espiritual deles, as pequenas religiões que consideramos pobres, também almejam crescer e se tornarem iguaizinhas as que são ricas.

Ela esta segurando um cálice de ouro, cheio de “abominações” .

O que tem dentro deste cálice de ouro?

 

(mentiras, fogueira para queimar aqueles que são contra o domínio da religião, egoísmo, guerras, pelejas, corrupções, amor pelo dinheiro, prostituições e adultérios, soberba, hipocrisias, sangue dos justos, leis de todos os tipos, ela mistura verdades com mentiras, arrogância, caixa dois, domínios, blasfêmias, divisões, traições, ódio, calunias, injustiças, falta de amor para com o próximo, idolatrias, orgulho, prepotência etc.)

5- E, na sua testa, estava escrito o nome: MISTÉRIO A GRANDE BABILÔNIA, A MÃE DAS PROSTITUIÇÕES DA TERRA. (Ap 17-5).

 

Vejam o mistério? :- As religiões vivem entre nós e são bem poucos os que a vêem como ela realmente é, e quem tem coragem para dizer algo contra as religiões? Ou contra os impérios deste mundo!

Na bíblia Babilônia significa: Mistura de pessoas de varias nações diferentes, lugar de confusão de etnias e culturas, lugar de comercio e escravidão e de grande poder político.

Quando João escreveu esta profecia, que é  uma narrativa do que iria acontecer no futuro, Deus o fez escrever desta forma para que fosse um texto bem misterioso, e que fala-se não apenas para aquele momento da historia, mas também que fala-se para todos os tempos e somente aqueles que Deus abre o entendimento pode aceita-lo, o mistério só pode ser aberto por aquele que o criou e no tempo que foi escolhido para ser entendido, este é o tempo de cair por terra o mistério, dos escritos de João. Caso João tivesse deixado claro, que ele estava falando das religiões em seu texto, nos nunca o teríamos conhecido, pois os religiosos do passado o teriam destruído e nos nunca teríamos conhecido o livro do apocalipse.

 

6-E vi que a mulher estava embriagada do sangue dos santos e do sangue das testemunhas de Jesus. E, vendo-a eu maravilhei-me com grande admiração (Ap 17-6).

Jesus conversava com ladrões, soldados, cobradores de impostos, prostitutas e todo o tipo de pecadores, mas havia uma classe de pessoas que Jesus se irava, Ele era contra os religiosos de sua época, não é mesmo fariseus hipócritas! Veja que Jesus deu combate feroz contra a religiosidade e Ele quase foi apedrejado pelos religiosos, por mais de uma vez, Ele só não foi morto assim porque ainda não era a sua hora de morrer, e essa também não seria a forma de sua morte, E pelas mãos dos religiosos, Jesus foi morto, assim como é ate hoje, ela mata as verdadeiras ovelhas de Jesus, ou então às sufoca, com leis e obrigações, nada matou mais neste mundo do que a religiosidade, será que eu teria alguma dificuldade em consultar a historia e pedir para relembrarmos os motivos que levaram tanto derramamento de sangue neste mundo em nome disso que chamamos de defesa da religião?

João se maravilhou quando viu a prostituta:- Isso aconteceu porque ela mistura mentiras com verdades, e confunde os homens com muita facilidade, ela têm uma aparência de santidade, parece ser uma porta aberta para o céu, nos dando uma impressão de que pode  melhorar o mundo e muitos se maravilham com ela, mas é só aparência, nos seus bastidores rola todo o tipo de sujeira e corrupiões, João ficou maravilhado, tenho plena certeza de que se ele adentra- se em uma religião dos nossos dias isso não seria difícil de acontecer, em alguns casos ficaria de boca aberta ao ver a beleza do templo, e a maravilha das musicas e organização de qualidade ou será que não?

 

8- A besta que viste foi e já não é, e há de subir do abismo, e irá à perdição          (Ap 17-8).

A besta que viste:- foram

todos os impérios antes de Jesus. Quando Jesus nasceu, reinava o império Romano, mas ainda vai subir entre nós outro império: o do ante Cristo, que vai combater a religiosidade até a sua extinção. Isso vai acontecer porque Jesus vai tirar todas as suas ovelhas que estão perdidas vivendo nas religiões.
Amigo leitor, quanto à interpretação que estou dando, saiba que ela é minha, e quem não concordar com ela, por favor, não se ofenda, a sugestão para você é simples, de a sua interpretação e pronto. Lembre-se que Deus nos da livre arbítrio.